Cientistas dos Estados Unidos acreditam ter descoberto o mecanismo que permite que as amebas que causam disenteria driblem o sistema imunológico dos seres humanos.
Em um artigo na publicação científica Genes and Development, os pesquisadores, das universidades Johns Hopkins e Stanford, disseram que a Entamoeba histolytica possui uma enzima capaz de eliminar de sua superfície proteínas que, quando presentes, alertam o corpo humano para a presença de organismos potencialmente perigosos.
"Esta é a primeira enzima a ser identificada que pode estar envolvida na evasão do sistema imunológico", disse Sin Urban, da Johns Hopkins University.
Segundo os pesquisadores, a descoberta pode abrir caminho para vacinas contra disenteria e também para tratamentos contra a malária - já que a enzima identificada seria bastante semelhante a uma outra, do mesmo grupo, encontrada no protozoário responsável pela malária.
Leia a reportagem na íntegra: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL603179-5603,00-ESTUDO+REVELA+COMO+AMEBA+DRIBLA+SISTEMA+IMUNOLOGICO.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário