sábado, 5 de setembro de 2009

Doença de Chagas. Quinzeane, novas perpectivas no tratamento da infecção crônica

Danielle Castro/Gazeta de Ribeirão

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) conseguiram curar o Mal de Chagas em cobaias. A nova droga, chamada de Quinzeane, manteve todas os camundongos infectados vivos e eliminou de 90% a 100% dos parasitas causadores da doença, inclusive na fase crônica da doença. "O diferencial dessa nova droga é a efetividade do tratamento. O que existe hoje não atua na fase crônica e traz vários efeitos colaterais como alergias e cefaléia", afirmou o professor João Santana da Silva, 55 anos, orientador do estudo.
De acordo com o pesquisador e biólogo Paulo Guedes, 31, um dos responsáveis pelo trabalho, a única droga existente no mercado para tratamento de Chagas, o Benznidazole, tem um nível alto de toxicidade e funciona para aqueles que recebem a medicação até quatro meses depois de serem infectados. A expectativa dos pesquisadores é de que a nova droga, que tem como princípio o óxido nítrico (NO), possa ser associada ao Benznidazole para um tratamento eficaz.
"A droga vai liberando óxido nítrico e diminuindo a quantidade de comunidades de Trypanosoma no organismo e a inflamação do coração na fase crônica. Pensamos em associá-la a que já existe no mercado para atuarmos em várias vias, o que deve facilitar a eliminação do parasita", disse Guedes. O biólogo afirmou que o Quinzeane é uma esperança de cura concreta, mas que o uso em humanos pode esperar pelo menos dez anos.

Leia mais em: http://www.parasitologia.org.br/default.asp?MENU=8&EDITORIA=826

Nenhum comentário:

Postar um comentário