terça-feira, 25 de agosto de 2009

O imprescindível analista clínico


Data: 29/09/2008

Para o pessoal que se interesse pela área, estou postando um pronunciamento do presidente do conselho federeal de farmácia (CFF) sobre a importância do analista clínico e suas conquistas na área.

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, anunciou o fortalecimento da política do órgão, de fomento à qualificação profissional, com a reativação da Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, pertencente ao Conselho. O anúncio foi feito, no dia 28.09.08, em Fortaleza (CE), durante o discurso que proferiu na abertura do "20º Congresso Internacional de Química Clínica e Medicina Laboratorial", "35º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas" e "8º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica".
Para o Presidente do Conselho Federal de Farmácia, não há sociedade, no mundo, capaz de obter qualquer conquista, no setor de saúde, se ela não contar com os serviços dos analistas clínicos. "E a medicina não alcançaria tanta exatidão nos diagnósticos, nem ofereceria segurança aos pacientes, não fossem os modernos exames laboratoriais. Por isso, são tão imprescindíveis", arrematou Dr. Jaldo.
"Eu costumo dizer que o analista clínico é o anjo da guarda do paciente, porque ele está, sempre, na retaguarda do tratamento. O seu olhar 'microscópico' e o seu ilimitado conhecimento e capacidade de interpretar os exames são as chaves que abrem o tesouro onde estão abrigadas as respostas bioquímicas para a elucidação das doenças", comentou o dirigente do CFF.

Para ver o pronunciamento do presidente do CFF na íntegra, acesse: http://www.cff.org.br/#[ajax]noticia&id=79

Nenhum comentário:

Postar um comentário